A deliciosa simplicidade da minha infância – parte 8

COMO DIZIA MINHA AVÓ: PIANO, PIANO, SE VÁ LONTANO… Parte 8

…. continuação

Lembro também dos aniversários do meu avô: ele nasceu no dia primeiro do ano, por isso o nome “Primo Martini” – meus bisavós eram Italianos e “Primo” na língua da terra deles quer dizer “primeiro”. E por ser o ano novo tinha sempre festa lá no sítio. Festa que já começava uns dois dias antes, para a preparação: matavam leitoas e vários frangos. Deixavam toda a carne temperada e pronta para assar.

Digitalizar0010
Meu avô, João Graciolli (Graziolli), com a única foto que temos de nossa bisavó por parte de mãe.

A Tia Leonor fazia pães e roscas doces. Meu avô comprava vários garrafões de vinho e refrigerantes para a criançada, que eram muitas. No 01 de janeiro, pela manhã e no primeiro ônibus que vinha da cidade chegavam meus pais, a tia Isa com o tio Zé e as meninas (Maria Bernadete e Maria Inês). A tia Eva e o tio Humberto, que também tinham as crianças pequenas e moravam no sitio do pai do meu tio também chegavam cedo. Da casa da minha avó dava para ver a casa deles, que ficava um pouco longe porque tinha que dar a volta pela estrada.

O tio Marino morava do outro lado da estrada, e o tio Cesar e a tia Joana moravam na fazenda Jussara, em Ajapi. Ele trabalhava de motorista. Então vinham de caminhão e como ele sabia que a turma vinha de ônibus, já esperava no ponto que ficava na estrada e que tinha uma placa indicando “Fazenda São José do Morro Grande” (onde meu avô foi administrador, meu pai, tratorista, minha mãe, cozinheira e onde eu e meus irmãos passamos o começo de nossa infância) e levava todos na carroceria. Assim, chegávamos todos juntos.

O tio Cesar colocava o caminhão embaixo de uma arvore grande que tinha do lado da casa e que a gente falava que era “o pé de garrafinha” porque dava umas frutinhas pretas que pareciam pequenas garrafinhas (era Jambolão). Ai começava a bagunça! Era criança correndo para todos os lados. Quando o povaréu chegava, todos tomavam café com as delicias da tia Leonor e na hora do almoço todos iam para a salona da casa. E ali começava a comilança! E os adultos tomando vinho! Não tinha um só ano que o tio Humberto não ficasse bêbado. Passava mal e botava tudo que tinha comido e bebido para fora, indo deitar depois.

No final da tarde, quando estava na hora do ônibus passar, todos se despediam, subiam na carroceria do caminhão e o tio Cesar deixava primeiro a tia Eva e a família na porteira que ficava na entrada do sítio em que moravam. E os outros no ponto do ônibus.

Num dos últimos aniversários do meu avô e ainda lá no sítio, a tia Isa estava grávida do ZÉ e chovia muito. Ela caiu e bateu com a barriga no barranco que tinha na frente da casa. Estava perto de dar a luz e ela morava em Ipeúna. Tinha que atravessar uma ponte para chegar até a casa e estava tudo inundado. Assim, ela ficou em nossa casa até a criança nascer. E teve que esperar mais uns dias para a água baixar para atravessar a ponte e poder voltar pra casa.

Como já disse anteriormente, no sítio de meu avô não tinha energia elétrica. Então meu avô comprou um rádio que funcionava com pilhas e que ficava na sala da frente, em uma tábua fixada na parede, longe do alcance das crianças. O rádio só podia ser ligado a noite para ouvir o repórter Esso e os programas de música sertaneja da rádio Nacional. Os tios Henrique e Pedro compraram um violão e foram aprendendo a tocar as músicas sozinhos. Eu adorava cantar junto com eles. A noite, enquanto se ouvia o rádio, a minha avó e a tia Leonor remendavam as roupas que rasgavam no trabalho e sob a luz das lamparinas.

Continua…

Leia também outros posts similares sobre as lembranças de minha infância

Sobre amartini2013

Esposa, mãe de três filhos e três netos
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s