A deliciosa simplicidade da minha infância – parte 5

COMO DIZIA MINHA AVÓ: PIANO, PIANO, SE VÁ LONTANO… Parte 5

…. continuação

O meu tio Marino, a tia Corina e os seus três filhos, Antônia, Claudio e Geraldo moravam no sitio dos Koelle (proprietários do Colégio Koelle, em Rio Claro/SP) que ficava do outro lado da estrada, em frente ao sítio de meu avô.

Meu avô e meus tios trabalhavam no sitio dos Koelle junto com o Tio Marino, porque no do meu avô a terra não era boa para plantação. Lá eles plantavam arroz, milho, feijão e também carpiam e colhiam café. Nas férias a criançada ajudava a apanhar café e esparramá-lo no terreiro para secar. Para nós aquilo era uma brincadeira – pegar aqueles rodos de madeira bem grandes e ficar correndo de um lado para o outro mexendo o café para secar ao sol.

Digitalizar0013

Primeira comunhão de minha irmã Ivone, na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, em Rio Claro/SP

Também ajudávamos a malhar o feijão no terreiro – com uma vara de eucalipto a gente batia, batia nos pés de feijão que já estavam secos com o sol e os grãos pulavam todos para fora das vagens.

Ajudamos também a colher arroz. Os meus tios cortavam com o ferro de cortar e nós íamos carregando até o malhador, que parecia uma barraca feita de madeira e cercada com panos para os grãos não voarem para fora enquanto os ramos de arroz eram batidos com força na madeira para tirar os grãos.

Eu sempre ia junto com a minha avó ou a tia Leonor levar almoço e café para os homens na roça. O almoço era as nove horas e o café ao meio dia. Mas, nas duas refeições se comia arroz e feijão. A tia Leonor sempre colocava um pouco a mais no caldeirão do tio Henrique para sobrar para mim, porque eu adorava comer o resto da comida dele. Parecia a comida mais gostosa do mundo!

Continua…

Leia também outros posts similares sobre as lembranças de minha infância

Sobre amartini2013

Esposa, mãe de três filhos e três netos
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para A deliciosa simplicidade da minha infância – parte 5

  1. IVONE VERONICA MARTIN CHRISTOFOLETTI . disse:

    NOSSA !!! ADOREI TUDO , …MAS O QUE MAIS ME CHAMOU A ATENÇÃO É A NOSSA FOTO …COMO EU ESTAVA MAGRINHA TERA !!! BENZA À DEUS …NUNCA MAIS VOU SER ASSIM ..ACHO NÉ .BJOS TE AMO MINHA IRMÃ .

  2. IVONE VERONICA MARTIN CHRISTOFOLETTI . disse:

    OI TERESA !!! DELICIOSA ESSAS LEMBRANÇAS ,QUANDO PEGO PRA LER , ESTOU SEMPRE SÓ ENTÃO DEIXO AS EMOÇÕES ESTRA -VAZAREM BEIJOS TE AMO TATA .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s